21/11/2007

A nossa história é baseada em luta e conquistas

O Mova-se é um sindicato de abrangência geral, ou seja, não contempla uma área específica do serviço público e é filiado à Fenasepe e CUT.

Fundado em 1988, no 1º Congresso da categoria, o Mova-se possui hoje mais de 7 mil sindicalizados, dentre os servidores e empregados públicos estaduais nos órgãos (secretarias, autarquias, fundações e empresas públicas e de economia mista) do Estado – incluindo ativos e aposentados – os quais descontam, voluntariamente, na folha de pagamento mensal, 1% sobre o seu salário-base.



O Mova-se possui sede própria, onde funciona toda sua estrutura administrativa. Cobra taxa assistencial e taxa confederativa. Na área de capacitação, conta com uma biblioteca, realiza e participa de congressos e seminários com regularidade, planeja e programa ações de formação sindical. Na área de comunicação, conta com assessoria profissional, possui ainda um jornal informativo bimensal, site, Facebook e Youtube.



O nome Mova-se (Movimento de Valorização e Articulação dos Servidores Estaduais), criado quando a organização dos servidores ainda era um movimento pró-sindicato, permaneceu mesmo após a configuração formal da entidade. Em 1993, no 3º Congresso, o nome chegou a ser questionado. Porém, devido sua tradição histórica, a marca de fantasia foi mantida, embora o nome tenha sofrido modificações até estabilizar-se em Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará.



Em 05 de outubro de 1988, com a nova Constituição, o Estado brasileiro finalmente reconheceu o direito de os servidores públicos se organizarem em sindicatos e de fazerem greve. De modo geral, as relações trabalhistas e sindicais foram liberalizadas, com a diminuição da intervenção estatal comum à época da ditadura militar (1964-1985).



Os servidores - já organizados em associações – foram responsáveis, no período entre 1978 a 1989, por um número de horas paradas maior que os trabalhadores da indústria, inaugurando uma conjuntura totalmente nova para a época. O Mova-se formou-se na esteira reivindicatória do sindicalismo nos anos 1980, a partir da união de entidades associativas, possuidoras de orientações políticas diversificadas, concretizando-se enquanto entidade sindical em 1988.



Porém, segundo o editorial do jornal do Mova-se nº 0, de abril e maio de 1988, a origem do Mova-se remonta a 1984, quando havia uma proposta, por parte do Governo Estadual, de diminuição da carga horária com redução de salário. À época, uma ação política bem coordenada aglutinou vários sindicatos e associações de vários ramos de atividades do serviço público, onde os presidentes tinham poderes iguais, com direito a voz e voto, em todas as assembleias semanais, que reverteu a situação e conquistou o horário corrido sem perdas salariais. Surgia, então, o Movimento dos Servidores, durante os anos de 1984 e 1986, lutando contra os abusos dos últimos anos da gestão do então governador Gonzaga Mota, que atrasava o pagamento do funcionalismo, multiplicando as greves e deixando a economia do Ceará praticamente falida.



Durante anos ao Mova-se não foi dado o reconhecimento como legítimo representante da categoria questionado em várias ações judiciais com interesses apenas protelatórios. Porém, o crescimento da entidade e sua forma de representatividade junto à categoria tornou o reconhecimento obrigatório por parte do Governo. Hoje, o Mova-se está presente em todas as mesas de negociação de servidores estaduais e nas ruas, reivindicando melhores condições de trabalho e de vida.

 


 

http://mova-se.com.br/?action=textoNoticia&ID=2694&menu=1
Atualizar cadastro
SINDICALIZE-SE
Campanha Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil
Prestação de contas
SINDICALIZE-SE
GT discute previdência complementar
Mova-se, entidades de servidores e o governo criam GT sobre o ISSEC
Consignações - Denúncias da mídia pressionam governo a ouvir servidores
RÁDIO WEB

31/10/2017

Lançamento da campanha salarial 2018

25/04/2017

Diga não à Reforma Trabalhista

©2003 - 2017. MOVA-SE-Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará
Rua Princesa Isabel, 502 Centro | Fortaleza - Ceará | CEP: 60015-060
Fone/Fax: (85) 3226.0665 | (85) 3226.0642
Site: www.mova-se.com.br | E-mail: falecom@mova-se.com.br

Produzido e atualizado pela Assessoria de Comunicação do MOVA-SE e TEIA DIGITAL